Hotelaria enfrenta nova realidade
Publicado em: Jun/21/2022
Desde a pandemia a hotelaria enfrentou momentos
difíceis. Onde com o lockdown as regras empresariais mudaram, bem como os
hábitos ligados ao turismo.
Empresas passaram a
atuar em home office e com isso os executivos passaram a utilizar ferramentas
de vídeo conferências, contatos on-line e com isso se reduziram as viagens a
negócios e da mesma forma as famílias ficaram confinadas em casa e as viagens
de lazer praticamente deixaram de existir, bem como os eventos de forma geral.
Agora podemos
vislumbrar uma nova realidade e as coisas estão retornando ao normal após mais
de dois anos de pandemia, porém a mentalidade dos executivos e hábitos
familiares sofreram modificações. O grau de exigências tem aumentado, tudo se
tornou mais ágil e o senso crítico também aumentou.
Os executivos agora
tem suas viagens mais objetivas e organizadas e os hábitos de turismo agora
tendem a levar as famílias a atividades de lazer e viagens, mas em distancias
menores e para destinos que ofereçam qualidade de serviços e preços atrativos.
Mudanças ocorreram
já na forma de venda de hospedagens que antigamente eram muito voltadas a área
comercial ativa ou vinculadas a redes hoteleiras que dispunham de vasta
carteira de clientes. Hoje tudo está vinculado a informática e mídia social o
que já criou uma revolução também em publicidade e fechamento de negócios. Tudo
muito rápido.
Agora é a hora de rever e repensar a forma de
gestão hoteleira, hora de reavaliar seus procedimentos internos, custos,
modernização operacional, forma de atendimento e integração com os clientes. Hora de traçar um planejamento orçamentário a
base zero que significa rever cada detalhe do seu hotel e repensar novas formas
de operação, enxugamento de quadro de funcionários, criar cargos polivalentes
além de melhorar processos de trabalho e treinamento de equipe.
Existem os hotéis
executivos que se situam em grandes centros e cidades com potencial de
industrialização e comércio. Existem hotéis que atendem tanto executivos
durante a semana, e nos finais de semana se voltam ao turismo por se
localizarem em cidades que souberam explorar esse lado. Há hotéis que tem o
foco de turismo e eventos e que pela sua qualidade de serviços e atrativos,
atraem clientes independentemente de onde se localizam e assim se tornam o
destino desejado, e também os hotéis com vocação turística em função do
potencial da localização em destino turístico sacramentado pela natureza, e
neste local a ocupação hoteleira tem sucesso de forma quase natural. Muitos
locais tem potencial de natureza exuberante, porém a hotelaria padece por falta
de um trabalho integrado entre hotelaria e administração municipal.
Muito trabalho a ser
realizado em todos os aspectos, porém em todos os casos a revisão de processos
e forma de gestão é fundamental, não pode-se comparar simplesmente os custos de
um hotel executivo com outro hotel de lazer, pois cada empreendimento tem suas
peculiaridades próprias e suas variações de custos e forma de fazer a gestão,
isso merece um diagnóstico geral do empreendimento levando em conta todos os
fatores que se agregam ao hotel, seu destino e seu potencial de serviços a
serem oferecidos ao cliente.
Levando todos esses
fatores em conta, com certeza se obtém um melhor resultado para o
empreendimento.
Entre em contato e saiba como a HBS – CONSULTORIA & NEGÓCIOS pode te ajudar!!
FONE – 041 9 9991-8484 – EMAIL – contato@hbsconsultoria.com.br
Comentários (0)
Enviar comentário